Atendimento pré hospitalar (APH) ou socorro pré-hospitalar é o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar (fora do hospital). De acordo com a legislação brasileira existem dois tipos de Atendimento Pré Hospitalar, o Fixo e o Móvel.
Há princípios que norteiam o socorrista, a fim de que o atendimento seja de qualidade, rápido, seguro tanto para a equipe quanto para a vítima, sendo que cada minuto que passa, vale ouro para o atendimento à vítima.
1- Garantir a segurança dos socorristas e a vítima.
2- Avaliar a situação da cena para determinar e tomar decisões sobre a necessidade de recursos adicionais.
3- Reconhecer a cinemática envolvida nas lesões.
4- Reconhecer as lesões graves no exame primário.
5- Manter estabilização da coluna cervical, enquanto está realizando a avaliação e atendimento adequado das vias aéreas.
6- Se necessário providenciar suporte ventilatório e oferecer oxigênio para manter a saturação de O2 acima de 95%.
7- Realizar o controle de hemorragias externas.
8- Realizar manutenção da temperatura do paciente, ou seja, aquecer a vítima.
9- Manter estabilização da coluna cervical manualmente até que seja instalado colar cervical, prancha rígida, imobilizador lateral de cabeça.
10- Quando se tratar de pacientes traumatizados graves, iniciar o transporte desta vítima o mais rápido possível, a um hospital apropriado, se possível dentro de 10 minutos após chegada ao local do acidente.
11- Uma vez tratada adequadamente ou descartadas as lesões que tenham risco de agravar a situação da vitima, inicie o exame secundário, e obtenha a história clinica deste paciente.
12- Acima de tudo, saiba o que está fazendo, NÃO cause mais dano.