As doenças periodontais inflamam e destroem as estruturas que envolvem e sustentam os dentes, sobretudo as gengivas, o maxilar e a camada externa da raiz do dente.
Os sintomas são claros e não devem passar despercebidos:
- Vermelhidão das gengivas;
- Hemorragia das gengivas durante a escovagem (a hemorragia das gengivas poderá ser um sinal de inflamação e doença);
- Recessão das gengivas com sensação de dentes mais compridos;
- Aumento da sensibilidade dentária ao frio ou ao quente;
- Aparecimento de abcessos gengivais;
- Mobilidade e alterações na posição dos dentes;
- Mau hálito persistente.
Há apenas uma atitude correta perante os sintomas. A primeira atitude deve ser considerar que estamos perante um problema dentário muito sério, mas que tem solução e quanto mais rápida for a consulta com o Periodontologista mais eficaz será.
Um detalhado exame clínico, radiográfico e muitas vezes microbiológico, fornece a informação necessária para desenvolver um tratamento específico e eficaz.
Uma vez diagnosticada a gengivite ou a periodontite, é realizado um tratamento de descontaminação das raízes e eliminação da placa bacteriana e tártaro. Em situações mais avançadas pode ser necessário realizar pequenos atos cirúrgicos, para poder aceder à superfície das raízes que se encontram abaixo do nível da gengiva. As novas técnicas cirúrgicas permitem um tratamento mais preciso, conservador e regenerador, sendo o processo de cicatrização e eliminação da doença mais rápido e eficaz.