O nível de dificuldade dos exercícios pode ser variado permitindo que tanto atletas profissionais como iniciantes possam praticá-lo. O Treinamento Suspenso pode ser centralizado em determinados músculos, por exemplo, ou voltado para o fortalecimento e tonificação mais precisos de uma certa área do corpo. Mas, é claro, sem deixar de exigir condicionamento geral.
O treino consiste na realização de movimentos com o corpo suspenso seja em partes ou por completo, onde o peso corporal é utilizado como principal ferramenta para destacar-se.
A ideia principal é utilizar a gravidade a seu favor e realizar movimentos mais desafiadores que estimulem a resistência corporal, equilíbrio e exijam força, podendo trabalhar várias partes do corpo.
Pilates em Suspensão é uma variação do Pilates convencional, em equipamentos próprios para esse método. Porém ao contrário do que pensam, ele não exige alto grau experiência, ou seja, não é feito apenas de exercícios avançados.
E além disso ele pode ser praticado por qualquer aluno, de crianças a idosos.
O treinamento de Pilates em Suspensão contém vários exercícios que podem ajudar o aluno a tratar patologias da coluna, educar a postura, dentre outras. São exercícios realizados sem compressão articular, e exigem grande recrutamento muscular, gerando ganho de força e equilíbrio.
Um dos diferenciais do Pilates em Suspensão, além dos benefícios na saúde e mente vindos do Método, é por se tratar de uma atividade que tira o aluno da zona de rotina, e o convida para uma atividade completamente nova.
No Treinamento Funcional
Durante uma aula de Treinamento Funcional devemos fornecer exercícios que recuperem necessidades do corpo como estabilidade, equilíbrio e mobilidade. Sendo assim, a fita de suspensão é uma ótima ferramenta para aulas de Treinamento Funcional. Suas características permitem o uso de exercícios que fortalecem musculaturas aliados. Além disso, ela melhora o equilíbrio e com exercícios realizados nos três planos e eixos de movimento do corpo humano.
A fita de suspensão não está restrita ao Treinamento Funcional, pelo contrário, ela pode ser usada em outros tipos de atividade. O Pilates, por exemplo, pode aproveita-la para exercícios na fita de suspensão que exigem maior instabilidade.
Podemos adaptar exercícios de modalidades como o Pilates para a fita, ou utilizar os exercícios de Treinamento Funcional como complemento nas aulas.
A fita de suspensão também tem muito a contribuir para a reabilitação e pode interessar muitos fisioterapeutas por oferecer uma opção para fazer exercícios com pouco impacto nas articulações.
Aquela DICA ESPECIAL:
Se você trabalha com Pilates, Treinamento Funcional, Cross Fit ou qualquer outra atividade fitness, você poderá adquirir o curso Strap UP, a fita de suspensão da Suspensus, que é voltado para profissionais da área fitness que desejam atualizar e inovar as suas aulas com o treinamento em suspensão.
0 Comentários