Hoje, com o Google Maps é possível encontrar endereços com facilidade e visualizar, com detalhe, casas, prédios e comércios das ruas e avenidas ali registradas. Agora imagine poder viajar pelos mistérios do corpo humano através de um aplicativo como o Google Maps – em breve, isso será possível e iremos poder dar um zoom nos órgãos, músculos, ossos e células e entender melhor como funciona nosso sistema.
Engenheiros da Universidade de New South Wales (UNSW), na Austrália, revelaram uma tecnologia que permite explorar o corpo humano até o nível de uma célula individual. O "Google Maps para o corpo" está sendo realizado através de uma técnica avançada de microscópio eletrônico. Por meio de algoritmos do Google Map, será possível fazer um tour pelas estruturas do corpo humano, dar zoom e diminuir as imagens.
Essa tecnologia ajudará pesquisadores e médicos a identificarem as assinaturas moleculares de diversas doenças, facilitando o tratamento e abrindo a porta para novas terapias e prevenções desconhecidas. "Pela primeira vez, temos a capacidade de explorar todo o corpo e a forma como as células estão recebendo sua nutrição e como isso está tudo conectado", disse Melissa Knothe Tate, engenheira biomédica da UNSW.
Veja abaixo o vídeo sobre o projeto e clique aqui para ter uma ideia melhor de como será essa nova tecnologia:
Imagem via Cleibsonalmeida
Imagem via Biologia na veia
Imagem via Mega Curioso
Imagem via Mechbio