Ssegundo Teixeira e Valle (1996), Biossegurança é um “conjunto de medidas que são aplicadas na prevenção, eliminação ou diminuição de riscos relacionados às atividades de produção, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a qualidade dos trabalhos realizados ou a saúde dos animais, meio ambiente e do homem. Mas como aplicamos isso no nosso cotidiano do hospital?
A primeira medida é prevenir a contaminação, que é, inclusive, uma das principais causas de acidentes dentro do âmbito hospitalar. É importante ter em mente que a biossegurança hospitalar funciona com a aplicação de medidas que podem ser simples, como conscientizar os profissionais sobre higienização e técnicas assépticas, isso assegura o profissional, o paciente e a família do paciente. Em alguns casos, a organização de um hospital é tachada como impertinente por cobrar essas medidas, tanto dos funcionários quanto dos pacientes e/ou visitantes, mas é de extrema necessidade.
Mas que conceitos são esses?
Com o intuito de aprimorar suas habilidades no ramo, o curso que vou indicar oferece a oportunidade de se atualizar e adquirir novos conhecimentos sobre conceitos básicos que ajudam no controle de infecção hospitalar, como também ajuda na prevenção e tratamento.
Porém, antes vou mostrar a opinião de quem já fez esse curso:
- Railda lima Rodrigues - Pio XII - MA
" Contribuiu muito para o meu aprimoramento profissional. "
" Agregou bastante conhecimento. "
" Esse curso show! "
" A conscientização quanto a biossegurança é de relevância não só da área de saúde mas sim de toda a população. "
" Prático, didático, instrutivo e boa duração. "
" O curso é bem elaborado, com informações absolutamente pertinentes, conteúdo objetivo e de fácil compreensão, descrito de forma bastante precisa. Estou bastante satisfeita e pretendo fazer outros como complementação de currículo. "
" O curso é muito bom, tem uma linguagem ótima facilitando nosso entendimento. "
Não é qualquer conteúdo que está sendo oferecido. Ele é excelente! E se você chegou nesse post é porque algum interesse em biossegurança hospitalar você tem. Então, você quer saber mais?