Conceitualmente, a Biotecnologia é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para modificação de produtos.
Por exemplo,é através da Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na Farmácia. Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas.
A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos).
Benefícios da Biotecnologia
- aumento da produção de alimentos, motivado principalmente pela possibilidade de acabar com a fome no mundo;
- possibilidade de se obter alimentos mais nutritivos e com propriedades medicinais;
- técnicas terapêuticas para doenças que ainda não tem cura, como o câncer, ou cujos tratamentos não são tão eficientes;
- produção de medicamentos, além de hormônios, anticorpos e insulina;
- possibilidade de se obter alimentos mais nutritivos e com propriedades medicinais;
- uso da biorremediação para controlar e eliminar a contaminação nos ambientes;
- produção de produtos biodegradáveis para reduzir a poluição ambiental;
Como a Biotecnologia pode ser definida como uso das tecnologias que utilizam organismos vivos, ou produtos elaborados a partir deles, para criar ou modificar produtos para fins específicos. As aplicações mais importantes da biotecnologia estão relacionadas com a área da medicina, além da agricultura e produção de alimentos e também no meio ambiente.
Na Medicina:- Produção de insulina, medicamentos e vacinas;
- Manipulação de animais, como o porco, para utilizar os órgãos em transplantes;
- Produção de anticorpos em laboratório para pacientes com sistema imunitário deficiente;
- Terapia gênica para tratamento de doenças como câncer, neurológicas e cardiovasculares, cujos tratamentos convencionais não são eficientes;
- Pesquisa com células-tronco para fins terapêuticos.
- Produção de insumos, tais como: fertilizantes, sementes e agrotóxicos;
- Melhoramento genético de plantas;
- Processamento de alimentos: alimentos transgênicos
- Biorremediação: dependendo do tipo de contaminação e das condições do ambiente são usadas diferentes técnicas para reduzir ou eliminar contaminações no meio ambiente;
- Bioconversão de resíduos provenientes da agricultura;
- Produção de biocombustíveis a partir de organismos vivos ou de resíduos vegetais;
- Produção de plástico biodegradável a partir de microalgas.
O Curso Online de Biotecnologia é composto por videoaulas + Apostila/Livro-texto (PDF) + Apostila/Slides das aulas (PDF) + Certificado (com 20 horas) (PDF). Clique aqui e saiba mais!