Ventosaterapia é um recurso terapêutico da MTC, que utiliza a sucção de copos na superfície da pele, com o objetivo de promover o equilíbrio energético e físico do indivíduo. Ela consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele. Ao ser realizada essa sucção da pele e da musculatura para dentro do copo, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes no sangue.
A ventosaterapia pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem. Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões musculares e articulares. Em alguns casos, o uso da técnica tambem é realizada com objetivos estéticos, como por exemplo no tratamento de celulites e estrias.
Esta terapia é segura, nada invasiva, porem dolorosa e pode deixar marcas vermelhas no local da aplicação. Adapta - se a todas as pessoas, já que ajuda a melhorar muitos problemas de saúde, como dor muscular, fadiga, artrite, prisão de ventre, alergias, asma, problemas de pele e tratamento da dor em geral. Também funciona para tratar a celulite, a mobilização da gordura localizada, regula e melhora as funções do sistema nervoso, alivia o estresse, ansiedade, dores nas costas e ajuda com a depressão, entre outros.
Alivio dores musculares
Quando o ácido lático toma conta do músculo, a pessoa sente muita dor muscular. Para reverter a situação, é necessário estimular o fluxo sanguíneo da região. A circulação sanguínea ativada também se encarrega de nutrir os músculos e aliviar atensão.
Melhora o desempenho físico
Os atletas estão recorrendo à técnica não só para acabar com as dores pós treino, mas também para melhorar o desempenho nas competições. A ventosaterapia, quando realizada horas antes de uma disputa, aumenta o oxigênio e os nutrientes dos músculos, por isso a performance também é otimizada.
Fins estéticos.
A técnica milenar chinesa também é muito utilizada para fins estéticos. No tratamento de celulites, redução de medidas e ajuda a atenuar as estrias do corpo. Todos esses benefícios se devem, justamente, ao estímulo da circulação.
Na medida em que controla a corrente sanguínea, a ventosaterapia também garante outros benefícios para a saúde do corpo. A técnica ajuda a desintoxicar o organismo, alivia dores abdominais e nas costas, ajuda a tratar cefaléias,combate a hipertensão arterial e alivia problemas digestivos.
Durante a sessão, realizada em média por uma hora, são usadas ventosas de vários diâmetros, conforme a região tratada. Para o rosto, por exemplo, sempre são as menores, e assim por diante. Entre as mais conhecidas os modelos coreanas feitos de plástico e os chinesas de vidro com resistência térmica, próprios para serem usadas com fogo.
O Curso Online de Ventosaterapia é ideal para capacitar o profissional que busca aliar inovação e qualidade em seus atendimentos, visando resultados mais efetivos e duradouros.
Efeitos da aplicação de Ventosa
- Mantém O pH do sangue numa faixa de ligeira acidez, aumentando a vida média dos glóbulos vermelhos;
- Limpa os glóbulos vermelhos degenerados;
- Aumenta o nível de cálcio do sangue;
- Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
- Ativa a secreção hormonal;
- Acelera a digestão;
- Elimina a dor;
- Combate a tosse;
- Trata intoxicação por substâncias químicas, remédios e gases;
- Elimina toxinas;
- Acalma o nervosismo;
- Bom para doenças de Rim e de Fígado;
- Controla hipertensão e arteriosclerose;
- Dor abdominal;
- Dor de cabeça;
- Reumatismo;
- Torções
Geralmente, a ventosaterapia é associada a outros métodos, entre eles, massoterapia e shiatsu, como uma forma alternativa e nunca pode ser substituída pelo tratamento médico.